No SMP² os barcos são pesados internamente "limpos".
Mas notem que apesar do barco ser medido "pelado", este NÂO poderá correr assim.
O SMP² estipula que os barcos devem cumprir as regras de segurança da Marinha Brasileira.
Ou seja, itens de segurança como: ancoras, coletes, baterias para luzes de navegação, etc, OBRIGATÓRIAMENTE deverão estar a bordo.
O objetivo do procedimento é a padronização evitando desgate desnecessário com protesto por pesagem.
E para evitar exageros, vamos exemplificar o efeito “peso” no desempenho de um barco SMP²:
A regra considera o peso em sua formulação, contudo o grau de sensibilidade não é exagerado.
Para entendermos melhor, vamos citar um exemplo:
Imagine um barco armado normalmente (peso/potencia) como um Fast230.
Para alterar um digito no rating do Fast230 (quarta casa decimal) é necessário a inclusão/remoção de 6 a 7 Kg.
E o que siginica um digito na quarta casa decimal?
Um dígito na quarta casa decimal significa 0,36 segundos por hora, ou 0,72 seg em duas horas. Difícil para uma CR dizer quem venceu.
Por isso além dos itens obrigatórios, recomendamos a todos que corram com os itens mínimos de conforto, pois isso certamente não aterará o seu resultado. Uma cambada pior ou a não observação de uma rajada farão muito mais efeito.
Nossa recomendação:
Temporada de Regatas: Retirem objetos supérfluos que você certamente não irá utilizar.
Temporada de Cruzeiro: Liberado as 12 caixas de cervejas, a 4 caixas de whisky, dois jogo de pratos e talheres para 12 pessoas, vestuário completo para dois meses, TV, videogame, geradores, etc...
Bons ventos.